Os Triunfos organizados por Lourenço de Medici,considerados como o embrião do Ballet, surgiram no século XV, durante a renascença, nas cortes italianas. A próspera classe burguesa apreciava a dança em espetáculos e festas executadas em salões. A dança então se dividiu em: danças populares, danças da corte ou balletos. Esta origem aristocrática dos balletos marcou-a como arte das elites.
Foi a bisneta de Lourenço de Medici, Catarina de Medici, que ao se casar com o Rei da França, Henrique II, levou o hábito de organizar espetáculos para sua nova corte. Ela criou, em 1581, com Balthasar de Beaujoyeulx o Ballet Comique de la Reine. Contudo, o Ballet atingiu grande popularidade durante o reinado de Luiz XIV o “REI SOL”. Amante da dança ele recebeu este título por dançar o papel de Rei Sol no ballet “La Nuit”. Foi em seu governo que o Ballet foi codificado (criou-se uma terminologia única). Por isso que apesar do ballet ter nascido na Itália todos os passos receberam nomes em francês. Em 1661 foi fundada a Academia Real de Ballet, oito anos mais tarde, transforma-se em Escola Nacional de Ballet, hoje a atual Opera de Paris.
O Ballet chegou a Rússia a partir do trabalho realizado pelos mestres italianos: Gaspare Angiolini e Giuseppe Canziani e franceses: Charles Didelot, Charles Le Picq e Jean Baptiste Landétodos, patrocinados pelo Czar Pedro, O Grande. Em Moscou, o Teatro Bolshoy sedia sua companhia de Ballet. Foi fundado em 1776. Quatro anos depois ganhou sua primeira sede. E em 1825 seu prédio atual. São Petersburgo tornou-se também capital cultural. Em 1860 foi inaugurado o principal teatro de ballet. Batizado com o nome de Mariinsky em 1917, o nome foi trocado para Teatro Acadêmico de estado para Ópera Ballet. Em 1935 adota o nome de Kirov.